sábado, dezembro 04, 2010

O friozinho!...


Há vários Algarves, uns mais praianos, outros mais serrenhos, marmeleteiros, monchiqueiros, barrocalenses ou da serra do Mú. Este Algarve aljezurense, entre a serra e o mar, tempera o frio malino com a quentura do estio, sendo a "vice-versa" também verdadeira.
É um tempo traçanito!
Mostram-se os veraneantes nas Amoreiras ou no Vale dos Homens, e agasalham-se os que cá ficam durante o resto do ano.
Alembra-me ainda dos idos, quando a gente ia partindo o gelo dos bebedouros do gado, a caminho da escola, e óspôje nã podíamos escrever, com as manitas engalinhadas. Nesses idos, até as pernas ficavam roxas de frio, pois calças compridas era coisa só para os crescidos.
Numa dessas invernias caiu neve. Inda m’alembra. Fomos para o Cemitério Velho e para o Castelo brincar com bolas de neve e fazer uns bonecos mal enjarocados.
Um retratista atento não perdeu a oportunidade de registar o efeito para sempre. Neve em Aljezur! O retrato tem a data de 2 de Fevereiro de 1954, coisa que já não posso confirmar, mas acho que foi mais ou menos por essa altura.
Aqui fica o retratinho cujo autor homenageio apesar de lhe ter perdido o rasto. Se ele por aqui passar, eis os meus agradecimento e peço-lhe que me contacte.


Sem comentários: