sexta-feira, maio 07, 2021

1 Aljezur na literatura do século passado

por CarlNasc


Gostava de citar algumas obras literárias, do século passado, que se focam em Aljezur e que já se converteram em verdadeiros clássicos, embora pouco conhecidas e conhecidas de poucos, tendo os seus autores abandonado esta vida há vários anos.

Elejo aqui três dessas obras com que me familiarizei desde sempre, pois eram parte do nosso pequeno acervo literário:

·         “Gentes da Serra” de Elias Nemésio, pseudónimo do Mons. Cónego Manuel Francisco Pardal, publicado em 1931;

·         “Aljezur, Terra Mimosa” de Manuel Garcia, publicado em 1938;

·         “Pão Incerto” de Assis Esperança, publicado em 1964.

A primeira e a última são romances que reproduzem o ambiente e as vivências aljezurenses, nos anos que constituem o espaço temporal da trama. Aos seus autores é reconhecida a competência da expressão escrita, com publicações em vários jornais, sendo Assis Esperança já um escritor consagrado, com vários romances publicados. Quanto à segunda obra, é um hino ao concelho e às suas gentes (uma monografia regional, no dizer do seu autor), em verso e em prosa.

Com excepção do Monsenhor Cónego Pardal, a quem a Câmara Municipal prestou a devida homenagem em 1997, pela passagem do centenário do seu nascimento, não se conhecem quaisquer manifestações oficiais de divulgação de outras obras.

Quem sabe, ao voltar a falar-se destes livros, o pelouro da cultura da Câmara Municipal de Aljezur, ou até a ADPHAA, possam vir a interessar-se pela reedição de alguma delas. Aljezur, Terra Mimosa, há muito desaparecida dos escaparates, algum antigo patrício poderá dispor de um velho exemplar que possa ser objecto de edição fac-simile; já o Pão Incerto, esgotado desde os anos 60, com alguma insistência ainda se conseguirá adquirir no mercado dos alfarrabistas.

No próximo Algarzur, com o objectivo de melhorar a divulgação e talvez motivar os leitores para a sua procura e leitura, iniciarei um conjunto de três apontamentos sobre as obras aqui referidas.

Praia de Buarcos,

Setembro de 2020

Sem comentários: