quinta-feira, agosto 18, 2016

Ainda sobre o uso da Língua Portuguesa

Muito se queixaram os algarvios quando, há uns anos atrás, se praticava com grande exagero o uso do inglês nos diversos estabelecimentos hoteleiros da nossa faixa. Finalmente neste ramo perceberam que uma considerável parcela da sua clientela pertencia aos veraneantes internos, falando "bom" português, e readaptaram-se, acho eu; sei lá!

Mas sobreveio o uso (e abuso) de terminologia anglo-saxónica, agora feita moda!

Até a nossa Câmara se rendeu!
Veja-se o cartaz dos festejos do Feriado Municipal em:

http://www.cm-aljezur.pt/pt/noticias/1401/aljezur-comemora-mais-um-feriado-municipal.aspx

- É o Dress Code, estúpido! - digo de mim para mim - O Código da Vestimenta!
- Branco!?
- É o código das cores, logo o código da cor branca. - Explico que é o RGB, ou seja, Vermelho, Verde e Azul, código de "construção de cores" - Vais de 255, 255, 255, ou em hexadecimal, FF,FF,FF!
- Ca ganda confusão, meu!!! Vou escolher um camiseta FF, tamanho XL (outro código)!
- Se te dissessem "Vai de Branco" não tinha a mesma piada, além de que toda a gente iria perceber. Mas dress code é qualquer coisa que só os iniciados percebem, assim se distinguem...

Pois é, se fosse em português, ou em algraviês, tudo se perceberia melhor... democraticamente.

Já o outro senhor, o dos Porcos, dizia que "alguns são mais iguais que outros"...

Sem comentários: